Aguarde...

Fórum vai discutir empreendedorismo social na cidade

Agenda Ribeirão será realizado na Faap e terá como convidado o jornalista Eduardo Lyra, criador do Instituto Gerando Falcões

| ACidadeON/Ribeirao

Weber Sian / A Cidade
Foto do Agenda Ribeirão 2016; já em 2017, evento será realizado no auditório da Faap (Foto: Weber Sian / A Cidade)

 

Está chegando a hora de voltar a discutir a cidade. Na sequência de debates sobre como a criatividade pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social – em 2015 e 2016 - a quarta edição do Agenda Ribeirão vai discutir, em setembro, o empreendedorismo social.

O Agenda é um fórum que leva à discussão da sociedade e poder público temas relevantes para o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

O evento é aberto ao público e quem quiser participar não precisa se inscrever. O objetivo é tornar o debate sobre o tema o mais amplo possível. O primeiros seminário dos Agenda foi realizado no dia 25 de agosto, em Araraquara. Este ano, depois de Araraquara e Ribeirão Preto, o fórum também será realizado em São Carlos (27/10) e Campinas (10/11).

Quem organiza

A realização é da Oceano Azul Eventos, que faz parte das Empresas Pioneiras. O Agenda tem, ainda, o apoio institucional da EPTV e apoio do jornal A Cidade, CBN Ribeirão Preto, Jovem Pan Ribeirão e portal ACidade ON em Ribeirão, Araraquara, São Carlos e Campinas.

Exemplo de Vida

O convidado desta edição será Eduardo Lyra, 28, criador do Instituto Gerando Falcões, de
São Paulo. A história de vida de Edu - ex-favelado, filho de pai usuário de drogas e preso, mas que encontrou na mãe a força necessária para superar as dificuldades – é um exemplo de como é possível empreender nas piores situações possíveis (veja biografia abaixo).

Criado em 2013, o Gerando Falcões possui atualmente cerca de 20 projetos sociais e atende a 1,2 mil famílias da Grande São Paulo.

Saiba mais:
O que é empreendedorismo social

Uma das principais vertentes do grande guarda—chuva das cidades criativas, o empreendedorismo social é um termo utilizado para definir um negócio lucrativo e
que, ao mesmo tempo, proporciona mais justiça social.

Alvo: Mudar o Mundo
Quem é Eduardo Lyra
“Não importa de onde você vem, mas, sim, pra onde vai”. Essa frase, dita pela mãe, tem sido o tema de vida de Eduardo Lyra. Com 28 anos, nascido e criado em uma favela, ele se tornou jornalista, escritor, roteirista e, claro, empreendedor social.

Autor do livro “Jovens Falcões”, ele fundou, há quatro anos, o Instituto Gerando Falcões. Hoje, a ONG possui 20 projetos sociais e atende a 1,2 mil famílias da comunidade. A base de tudo é a educação, com foco em esporte, cultura, qualificação profissional e geração de renda. Pelo seu trabalho, Edu foi selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo.

Eduardo Lyra também integra o Global Shapers, uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial, sem fins lucrativos e que visa incentivar a criação de ações de impacto positivo em cada cidade em que está presente ao redor do mundo.

SERVIÇO
Agenda Ribeirão 2017

Tema: Empreendedorismo social
Data: 15 de setembro
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Auditório da Faap
Endereço: Av. Independência, 3670 - Res. Florida – Ribeirão Preto
EVENTO GRATUITO
NÃO É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÕES

Divulgação
Eduardo Lyra, criador do Instituto Gerando Falcões (Foto: Divulgação)

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Veja também