Desafios da economia

"O Brasil está doente, está em coma", afirma Christiane Pelajo

Durante palestra, jornalista defendeu as reformas da Previdência e Tributária, que vão ajudar o País


26/09/2019 10:58:00




Christiane Pelajo, jornalista e palestrante da 6ª edição do Agenda Ribeirão, nesta quinta-feira (26), não poupou o público durante o evento. "O Brasil está doente, está em coma".

A fala foi dita durante a palestra que ela concedeu no auditório da FAAP. Para Christiane, a reforma da Previdência, assim como Tributária, são algumas das mudanças que "vão nos tirar do buraco".

Segundo a palestrante, o Brasil teve um déficit de 288 bilhões na Previdência em 2018 e tem a projeção de um rombo de mais de R$ 300 bilhões neste ano. Portanto, a reforma da Previdência, a "mãe de todas as reformas", é uma maneira fundamental de mudar o futuro do País e tirá-lo do coma.

"A gente vai sentir uma diferença enorme? Não, mas a gente tem que olhar para frente, pois a economia será de muitos e muitos trilhões passados os 10 primeiros anos".

Já a reforma tributária, segundo Christiane, tem poder para impactar a economia imediatamente e, por isso, é a mais esperada pelos empresários. "A gente só vai crescer se entrar dinheiro, se entrar investimento e para isso precisa de confiança, segurança para os investidores estrangeiros".

A economia, segundo ela, vem de uma recessão de balanços e não cíclica, que é rara. Isso significa que a recuperação não vai ser tão rápida. No entanto, há vantagem: essas recessões são mais desinflacionárias e abrem espaço para uma política monetária mais agressiva.  

O evento deste ano traz como tema "Os desafios da economia: como aproveitar as oportunidades", promovendo debates para apontar soluções para os principais problemas que afetam a cidade. O Agenda é promovido pelo Oceano Azul, com apoio Institucional da EPTV, produzido pelo portal ACidade ON, com apoio do Desenvolve SP e apoio de mídia do portal G1.

A palestrante

A jornalista Christiane Pelajo é a palestrante do evento. Formada pela PUC/RJ, Christiane é a âncora do programa Edição das 16h, da GloboNews, onde também faz reportagens especiais. Participou da criação do canal GloboNews, onde permaneceu de 1996 a 2005, apresentando as edições noturnas do jornal Em Cima da Hora e o programa Pelo Mundo.

Em 2005, tonou-se apresentadora do Jornal da Globo, onde permaneceu por dez anos. Em 2016, voltou à GloboNews para o desafio de ancorar sozinha um telejornal de duas horas de duração.

A jornalista tem um livro publicado: "Ser + em Comunicação" e é uma palestrante conceituada, abordando temas como política, economia, inovação, inteligência financeira, mercado imobiliário entre outros.

Christiane também tem larga experiência em media workshops para executivos de grandes empresas.