DESENVOLVIMENTO

Ribeirão Preto: as várias facetas da cidade

7ª edição do Agenda Ribeirão Preto aborda o desenvolvimento econômico na cidade e região


2021-08-26T17:49:00




Agenda Ribeirão Preto debate o desenvolvimento econômico na cidade e região.
Com uma economia diversificada, Ribeirão Preto (SP) tem a presença de importantes polos de desenvolvimento tecnológico do setor sucroalcooleiro, com destaque nas áreas de biotecnologia, energia limpa e novos materiais, como a biofábrica de mudas pré-brotadas de cana do Instituto Agronômico de Campinas e o Centro de Pesquisa Biotecnológico da América Latina para híbridos transgênicos.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, o município possui uma população de 711.825 mil pessoas. A pesquisa realizada entre julho de 2019 a julho de 2020, aponta que a população de Ribeirão Preto (SP) cresceu 1,21% enquanto a média do país nesses 12 meses foi de 0,77%. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, de acordo com o estudo "Produto Interno Bruto PIB dos Municípios 2018", Ribeirão Preto possui um PIB de 34,32 bilhões, ocupando o décimo lugar do ranking estadual e a vigésima terceira posição do país.

Considerada a capital do agronegócio, com destaque para a fabricação de produtos alimentícios, máquinas e equipamentos, Ribeirão Preto (SP) é sede de uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, a Agrishow. O evento que promove lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.
 
Ribeirão Preto (SP) se destaca com importantes polos de desenvolvimento tecnológico do setor sucroalcooleiro. 
A cidade também é reconhecida pela produção de cervejas. Segundo estudo feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria da Fazenda de São Paulo e Fundação Seade, entre os anos de 2010 e 2017, o setor de bebidas representou o crescimento mais relevante do faturamento real, enquanto a área de alimentos apresentou a maior porcentagem de empregos na Região Administrativa da cidade.

Em tecnologia e inovação Ribeirão Preto também se sobressai. Em 2019, a consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator, divulgou que Ribeirão Preto é considerada a 10ª cidade mais inteligente e conectada do Estado de São Paulo e a 25ª do país. Entre os fatores que contribuíram para a classificação estão a criação de 96.236 empregos em 2018, colocando como a segunda cidade a gerar mais oportunidades no estado.

Na área da saúde, Ribeirão Preto conta com diversos hospitais públicos e privados. Assim, a cidade é reconhecida como uma das melhores do estado de São Paulo no acesso e qualidade de serviços médicos prestados à população. A cidade é sede da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP e o Banco de Tecidos Humanos, voltado para o atendimento de cirurgias ortopédicas de alta complexidade, como enxertos ósseos e correção de deformidades.

A educação em Ribeirão Preto também entra em destaque. Além da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, unidade da USP, a cidade possui instituições de ensino superior privado de tradição, como a Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) e Centro Universitário Moura Lacerda, uma das principais Universidades de educação superior do município.

No dia 14 de setembro, às 10h00, ocorre a 7ª edição do Agenda Ribeirão Preto, que vai debater o "Desenvolvimento Econômico em Ribeirão Preto" por meio de uma jornada digital transmitida pelo agendaribeirão.com. A palestra será ministrada pelo jornalista Carlos Alberto Sardenberg, âncora do programa CBN Brasil e comentarista econômico dos programas noticiosos da CBN, do Jornal das Dez (da Globonews), do Jornal da Globo, (da TV Globo) e do Em Pauta (da Globonews).

O Agenda é um ciclo de palestras e debates já tradicional no calendário de eventos do Estado de São Paulo. É uma realização da OA Eventos, empresa do Grupo EP. O patrocínio oficial é da DESENVOLVE SP. O evento conta com apoio institucional da EPTV e apoio de mídia do G1 e do portal ACidadeON.

7ª Agenda Ribeirão Preto
Data: 14/09
Horário: 10h00
Onde: Site oficial Agenda Ribeirão