CONHEÇA

O Brasil pode dar certo?" é tema do Agenda Ribeirão

Palestra aborda cenário do país e será ministrada por Carlos Alberto Sardenberg, jornalista, comentarista e especialista no assunto


2021-09-08T14:31:00




"O Brasil pode dar certo?": Carlos Alberto Sardenberg, jornalista e âncora do programa CBN Brasil, aborda o tema no Agenda Ribeirão.
"O Brasil pode dar certo?": Carlos Alberto Sardenberg, jornalista e âncora do programa CBN Brasil, aborda o tema no Agenda Ribeirão.
Apesar de o país ainda estar em pandemia, o desenvolvimento econômico do Brasil tem grandes potencialidades, mas que são acompanhadas de velhos e conhecidos desafios. O tema é assunto da 7ª edição do evento Agenda Ribeirão, que responde à pergunta "O Brasil pode dar certo?" dentro do cenário de investimento e retomada econômica frente à pandemia da Covid-19. O evento acontece no dia 14 de setembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo site agendaribeirao.com.

A palestra será ministrada pelo jornalista e âncora do programa CBN Brasil, Carlos Alberto Sardenberg. Ele também é comentarista econômico de programas noticiosos da CBN, do Jornal das Dez (da Globonews) e do Jornal da Globo, da TV Globo.

O jornalista adianta que será debatido no evento o contexto do desenvolvimento econômico nacional. "Continuamos com os mesmos gargalos de antes da pandemia, como a necessidade de reformas, começando pela tributária, importantíssima para as empresas brasileiras e também para o controle de gasto público", afirma. Ainda para ele, o Brasil tem grandes potencialidades, como a posição entre os maiores produtores de alimento e proteína, mas o país precisa enfrentar o desafio de como garantir esse lugar de grande fornecedor mundial de alimentos.

Em relação ao fortalecimento da indústria brasileira no mercado, Sardenberg aponta a necessidade de melhoria no ambiente de negócios, deixando mais favoráveis às empresas. "Ainda continua difícil no Brasil montar um negócio ou fazer operações, com burocracias que atrapalham, sobretudo um sistema tributário que é complicado". Segundo o jornalista, outro obstáculo que atrapalha a indústria brasileira é o atraso na tecnologia bem como a escassez de mão de obra qualificada para atuar em uma indústria moderna. "A indústria brasileira precisa se modernizar, investir em tecnologia e a falta de mão de obra qualificada e a tributação atrapalham este avanço e competitividade", completa.

Além disso, o jornalista também ressalta o que é favorável para o desenvolvimento econômico no Brasil. "É favorável que tenha um país grande, um bom mercado interno, muitas reservas de minérios e petróleo, uma capacidade de produção agrícola elevada, grandes indústrias e empreendimentos".

Sardenberg aprofundará o tema "O Brasil pode dar certo?" dia 14/09 no Agenda Ribeirão, evento que acontece às 10h, com transmissão ao vivo pelo site. O Agenda é um ciclo de palestras e debates já tradicional no calendário de eventos do Estado de São Paulo. É uma realização da OA Eventos, empresa do Grupo EP. O patrocínio oficial é da DESENVOLVE SP. O evento conta com apoio institucional da EPTV e apoio de mídia do G1 e do portal ACidade ON.

SERVIÇO
7º Agenda Ribeirão Preto
Data: 14/09
Horário: 10h
Transmissão ao vivo pelo site agendaribeirao.com