ECONOMIA

O Desenvolvimento econômico de São Paulo na agenda do governo estadual

Vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e Mauro Miranda, do DESENVOLVE SP, destacam otimismo em relação à retomada econômica


2021-09-10T17:41:00




Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo: o interior paulista é uma região muito desenvolvida e primordial para este momento de retomada econômica
Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo: o interior paulista é uma região muito desenvolvida e primordial para este momento de retomada econômica
 
No mês de agosto chegaram ao fim as medidas restritivas de horários e público no estado de São Paulo. O clima é de otimismo entre as autoridades do Governo Estadual. O Vice-governador do do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e Mauro Miranda, Superintendente de Negócios do Setor Público do Desenvolve SP, comentam as ações para assegurar o sustento da economia e o potencial do interior paulista.
 
Segundo o último levantamento da Fundação Sebrae, divulgado em 30 de julho, a perspectiva do PIB de São Paulo era de um crescimento de 7,2%, enquanto o do Brasil era de 5,1%. O vice-governador, Rodrigo Garcia, ressaltou a importância da internalização do estado para a economia. "A internacionalização de SP, com escritórios comerciais na China, Alemanha, Dubai e em breve, em Nova York (EUA), foi essencial para enfrentar a pandemia e atrair investimentos e parcerias para o estado, como a aquisição e produção da Coronavac, além de aberturas de empresas para a geração de empregos".
 
Garcia ainda destacou as medidas econômicas e sociais para a população. "As prioridades de São Paulo são a saúde, a proteção social e a economia. Neste último setor, o DESENVOLVE SP possui várias linhas de créditos abertas para os empreendedores, também investimentos na qualificação de mão de obra". Ele também ressaltou os projetos para o interior paulista. "O interior paulista é uma região muito desenvolvida e primordial para este momento. Uma das novidades é publicar até dezembro de 2021 o edital do Trem Intercidades para ligar Campinas à capital, com uma estação em Jundiaí".
 
Segundo o Governo de São Paulo, são mais de 25 mil obras com recursos públicos e privados em andamento e que geraram mais de 190 mil empregos. O que somam 45 bilhões de reais em investimentos, como linhas de trem e metrô, construção de moradias, melhorias em estradas, etc. Desde 2019, a INVEST SP atraiu 62 investimentos para o estado, totalizando 37 bilhões de reais.
 
Mauro Miranda, do Desenvolve SP: otimismo com a retomada econômica
Mauro Miranda, do Desenvolve SP: otimismo com a retomada econômica
 
Mauro Miranda, Superintendente de Negócios do Setor Público do Desenvolve SP, comenta as expectativas em relação ao cenário atual do estado. "A retomada econômica, a conclusão da vacinação da 1ª dose nos adultos paulistas e o avanço da mesma para os adolescentes são motivos para uma expectativa econômica e social positiva. Assim como no início da pandemia, na retomada de 2021 fomos o primeiro banco a anunciar linha de crédito emergencial para capital de giro, com o objetivo de ajudar as empresas a se manterem", disse.

O Agenda, promovido pela OA Eventos do Grupo EP, é um ciclo de palestras e debates já tradicional no calendário de eventos do Estado de São Paulo. O patrocínio oficial é da DESENVOLVE SP. O evento conta com apoio institucional da EPTV e apoio de mídia do G1 e do portal ACidade ON.