SÃO PAULO

Economia de São Paulo cresce e se destaca em meio à retomada nacional

São Paulo é o Brasil que dá certo, aponta o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi


2021-09-15T17:18:00




Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, comemora a retomada da economia e atribui o desenvolvimento do estado às ações realizadas pelo atual governo.
Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, comemora a retomada da economia e atribui o desenvolvimento do estado às ações realizadas pelo atual governo.
 
Com o avanço da vacinação, a queda no número de hospitalizações, investimentos e políticas de desburocratização no ambiente de negócios têm feito a economia do Estado de São Paulo crescer mais rápido do que os paulistas esperavam. Segundo o último levantamento da Fundação Sebrae, divulgado em 30 de julho, a perspectiva do PIB de São Paulo era de um crescimento de 7,2%, enquanto o do Brasil era de 5,1%. 

Além do alto PIB, em julho deste ano, o estado também bateu o recorde histórico de abertura de novas empresas. De acordo com os dados publicados pela Jucesp (Junta Comercial), foram 26.614, considerando-se a série histórica iniciada em 1998. O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, comemora a retomada da economia e atribui o desenvolvimento do estado às ações realizadas pelo atual governo. "Estamos passando por uma grande retomada econômica, que vai impulsionar a geração de renda e empregos no Brasil. Tudo isso se dá pelo processo de investimento do Governo de São Paulo, afinal foram 21 bilhões de reais para impulsionar a economia, além de um ambiente de concessões e privatizações que superou o valor de 45 bilhões". 

Marco Vinholi ainda destaca a importância da parceria dos municípios para o avanço da economia e geração de novos empregos em todas as regiões do estado. "São Paulo montou um grande programa de cidades inteligentes, que estabeleceu o estado como um propulsor de integração de tecnologia na gestão pública. Tivemos parcerias municipais e premiamos os municípios que apresentaram práticas inovadoras e projetos inteligentes". 

O Estado de São Paulo tem hoje mais de 50% da população adulta com ciclo vacinal completo contra a COVID-19, mostrando que a vacinação em massa também foi decisiva para o bom desempenho da economia. "Evidentemente, a superação da pandemia também se dá pela vacinação, que tem sido a principal base do governador João Doria ao longo do período de pandemia. Nós, aqui em São Paulo, fizemos a lição de casa e usamos o próprio exemplo da gripe espanhola. Vimos que o governo que consegue sair primeiro é aquele que tem a melhor reação frente aos problemas, ou seja, significa que quem investiu na vacinação terá a melhor volta da economia." 

Refletindo sobre os temas que remetem ao desenvolvimento econômico abordado na série de eventos Agenda, Marco Vinholi acredita que São Paulo é o Brasil que vem dando certo. "O Estado de São Paulo está superando uma pandemia sem precedentes com a perspectiva de crescimento de 7.8, um número maior que o dos Estado Unidos, com um balanço positivo. Por isso, eu classifico como importante os três "P" para o Brasil dar certo: 1º a paz entre os poderes, 2º posicionamento e 3º profissionalismo para poder executar as políticas públicas", finaliza ele.