Projeto de empreendedorismo social reduz pobreza de famílias

Ideia de alunos de universidade cearense venceu o maior evento nacional de empreendedorismo social

    • ACidadeON/Ribeirao
    • José Manuel Lourenço
Divulgação
Ideia de alunos de universidade cearense venceu o maior evento nacional de empreendedorismo social (Foto: Divulgação)

 

O trabalho de um grupo de estudantes universitários do Ceará, voltado para a melhoria das condições de vida dos habitantes de uma cidadezinha no interior do estado, foi o vencedor do maior evento de empreendedorismo social do país.

O projeto Mudas, dos alunos do curso de Tecnologia de Irrigação e Drenagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia do Ceará (IFCE), foi o escolhido entre 68 projetos de universitários que participaram do Campeonato Nacional Enactus Brasil 2017, entre os dias 20 e 21 de julho, no Rio de Janeiro.

A ideia vai representar o Brasil na competição internacional mais reconhecida da área, a Enactus World Cup, que será realizada no próximo mês, em Londres. O evento reunir projetos de empreendedorismo social elaborados por estudantes universitários ligados à organização Enactus de 36 países.

Iguatu

O projeto dos alunos do IFCE está sendo desenvolvido há 3 anos em Iguatu, município de 100 mil habitantes, localizado a 380 quilômetros de Fortaleza.

Importante produtor de algodão, entre as décadas de 1960 e 1980, a cidade tem parte da população em situação de vulnerabilidade social por causa da seca.

A ideia foi criar um grande pacote de ideias para melhorar a renda dos habitantes nessa situação.
Desse conjunto de ideias, fazem parte, por exemplo, a aplicação de técnicas inovadoras (e baratas) de irrigação com o uso de seringas, palitos de pirulitos, pregos e arames. Além disso, também são aplicados princípios de produção segura e sustentável, uso eficiente da água, redução na perda de alimentos, promoção da educação nutricional e vendas.

Em alguns casos, o incremento da renda mensal das famílias chegou a R$ 800. “O projeto mostrou que é possível transformar vidas, mesmo em condições difíceis”, afirmou Kevin Brasil, líder do time da IFCE.

Saiba o que é o Enactus

O Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que estimula o empreendedorismo social dentro das universidades. Segundo informações da organização, ela está presente em 36 países, em cerca de 1,7 mil instituições de ensino.

No Brasil, o Enactus existe desde 1998 e tem times espalhados em cem universidades, “com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados, por meio de ações empreendedoras”, segundo uma nota de imprensa.

Há quatro anos, a Enactus tem uma parceria com o projeto Ford C3, do Ford Motor Company Fund. O objetivo é envolver os alunos que integram times Enactus em papéis de liderança de projetos, que proporcionarão não apenas o aprendizado técnico, mas também impacto social e ambiental.

A sigla Enactus é uma junção das siglas das palavras Entrepeneurial Action Us.


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.