Empreendedorismo social é o tema do Agenda Ribeirão 2017

Eduardo Lyra, do Instituto Gerando Falcões, é o palestrante convidado

    • ACidadeON/Ribeirao
    • José Manuel Lourenço
Gerando Falcões / Facebook
Eduardo Lyra, criador do Instituto Gerando Falcões (foto: Gerando Falcões / Facebook)

 

A criatividade e o modo como pode funcionar como motor de mudanças sociais continua sendo o pano de fundo do Agenda Ribeirão. Depois de discutir sobre cidades criativas e inteligência coletiva, este ano o fórum terá como ponto de discussões o empreendedorismo social.

O termo não tem uma definição consensual. No entanto, pode ser definido como um negócio, baseado em estratégias e modelos econômicos, mas que tem por finalidade buscar soluções para problemas sociais ou ambientais.

O palestrante convidado deste ano é o jornalista e escritor Eduardo Lyra, 29, fundador do Instituto Gerando Falcões, de São Paulo.

O que é

O Agenda Ribeirão é um fórum de debates, realizado em várias cidades e que busca fomentar discussões e, eventualmente, apresentar soluções para os principais problemas das localidades onde é realizado.
Este ano, além de Ribeirão Preto, São Carlos e Campinas também receberão edições do Agenda. O primeiro seminário de 2017 foi realizado no dia 25, em Araraquara.

Além destas localidades, este ano o Agenda também se estende ao estado de Minas Gerais, com edições em Varginha, Poços de Caldas, Passos, Pouso Alegre e Itajubá.

O conjunto de seminários Agenda é promovido pelo Oceano Azul, com apoio institucional da EPTV, jornal A Cidade, rádios CBN Ribeirão e Jovem Pan Ribeirão, portal ACidade ON e patrocínio dos Correios e governo federal.

A participação no evento é gratuita. Embora não seja obrigatório, as inscrições podem ser feitas no hotsite do Agenda, no endereço www.agendaribeirao.com.

Quem é Eduardo Lyra

Eduardo Lyra, 29 anos, viveu a infância dentro de um barraco, numa favela em Guarulhos, SP. O pai ingressou no crime e foi parar na prisão. A mãe foi o contraponto da história, que o inspirou a sonhar, dizendo: “Filho, não importa de onde você vem, mas, sim, pra onde vai”. O suficiente para que Edu se tornasse jornalista, autor do livro Jovens Falcões e fundador do Instituto Gerando Falcões, que em 3 anos, já inspirou quase 300 mil jovens de periferia através da arte, da música e da literatura. Por causa do seu trabalho, Edu foi selecionado pelo Fórum Econômico Mundial, como um dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo, fazendo parte do Global Shapers.

15 de setembro
O Agenda Ribeirão será realizado no dia 15 de setembro, a partir das 8h30, no auditório da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado). O endereço é: avenida Independência, 3670 - Residencial Florida. A entrada é gratuita e a participação aberta a todos, após a apresentação dos convidados.
 


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.